sábado, 17 de agosto de 2013

Carla perdeu 42 kg

Quando era adolescente, Carla Mansur tinha um corpo de dar inveja:

 55 kg bem distribuídos em seu 1,72 m de altura. Ao completar 23 anos, as responsabilidades no trabalho foram aumentando e ela passou a descuidar da alimentação. “Eu achava que comer não era algo importante, então passava longos períodos em jejum. Quando sentia aquela fome terrível me acabava em frituras e doces”, conta Carla, que hoje é dona de um pet shop. Com a correria do dia a dia, ela descontava toda a ansiedade na comida e acabava passando dos limites. “Antes só pensava em trabalhar e todo o resto ficava em segundo plano. Como não estava satisfeita com minha aparência, não me olhava no espelho, não subia na balança e não tirava fotos”, lembra. Sem fazer refeições saudáveis, não demorou muito para começar a engordar. Foi assim que pulou dos 55 kg para os 72 kg. Quando engravidou ganhou mais 30 kg e a partir daí, o ponteiro da balança só subiu.



Hora de mudar

Demorou dez anos para Carla começar uma dieta pra valer. “Sou uma pessoa determinada, na hora que decido algo, vou até o fi m. Posso demorar a tomar a decisão, mas não gosto de desistir no meio do caminho.” O baque veio em dezembro de 2010, quando Carla fez um ultrassom. Os resultados dos exames apontaram um problema que ela nem imaginava: estava com esteatose hepática, ou seja, acúmulo de gordura no fígado. Com o diagnóstico em mãos, ela descobriu que se não cuidasse da alimentação, a doença poderia evoluir para uma cirrose não alcoólica. Foi então que resolveu mudar o modo como vinha levando a vida.
“Comecei a ler e pesquisar muito sobre alimentação saudável e a Dieta Já!foi uma das minhas maiores conselheiras”, conta. Como o objetivo inicial era tratar o fígado, Carla passou a comer alimentos saudáveis, em poucas quantidades e de 3 em 3 horas, além de beber muita água. No primeiro mês, ela perdeu 5 kg. “Quando vi que conseguia perder peso, fi quei animada, e pensei: ‘Agora ninguém me segura, além de tratar minha saúde estou emagrecendo’”, lembra. A dança entra em cena “Desde então não parei de emagrecer, e em dois meses perdi 10 kg. Me senti mais à vontade para fazer atividades físicas, porém sempre odiei academia”, lembra.
Como havia feito balé dos 6 aos 12 anos de idade e sempre gostou de dançar, Carla resolveu se matricular em uma academia de dança em Praia Grande (SP), cidade onde mora. Na época com 95 quilos, começou a fazer aulas de jazz, que é uma atividade aeróbica com alto gasto calórico. Com a parceria entre a dança e a alimentação saudável, Carla perdeu 42 quilos em apenas nove meses!

Sucesso no mundo virtual

A história de Carla fez tanto sucesso que a notícia se espalhou e as pessoas passaram a pedir para ela contar como conseguiu perder peso sem remédios nem cirurgia. Cansada de repetir a história, ela criou um blog para mostrar como atingiu o objetivo e ajudar quem luta com a balança. Assim nasceu, no fim de 2011, o Magra depois dos 30 (magradepoisdos30.blogspot.com). Desde a data de sua criação, o blog já recebeu quase 100 mil visualizações. Hoje, com 35 anos, Carla alcançou seu objetivo e se diz realizada.
“As pessoas não me reconheciam mais na rua, e como trabalho em uma loja, às vezes meus clientes que não vinham há um tempo chegavam lá e perguntavam se havia trocado de dona.” Tudo isso deu força para levar adiante os novos hábitos. “Fiz uma tabela no meu computador e anotava meu peso todos os sábados, pois assim eu ficava animada com os resultados e não extrapolava nos fins de semana.”
Em maio, Carla completa 500 dias de reeducação alimentar, mas não pense que está tudo liberado. Agora que chegou ao peso ideal, está tomando cuidados maiores para não voltar a engordar. “Presto atenção no que como e ainda faço o controle de peso aos sábados, pois o mais importante agora é a manutenção, já que para cada quilo que emagreci é preciso um mês de cuidado”. Para ajudá-la nesse período, além do jazz, Carla incorporou à rotina aulas de balé clássico. “Hoje me coloco em primeiro plano, aprendi a cuidar de mim e olhar mais para as minhas necessidades.”

Dieta da Carla

Como sai cedo de casa e só volta à noite, Carla monta um pacote de alimentação saudável para levar ao trabalho.
Água: ela inclui o lanche da manhã, o almoço, a sobremesa, o lanche da tarde, 2,5 litros de água e 500 ml de algum tipo de chá. Tudo bem magrinho!
Sem jejum: o kit evita que ela passe longos períodos em jejum e caia na tentação de comer “porcarias” ao longo do dia quando bate a fome. -  Disciplina: é preciso disciplina para montar o pacote com as refeições do dia. Mas o importante é não desanimar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário